Repositório de Letras — FAQ

Eu poderia colocar, nesse site, todos os textos que achasse na internet — todos estes livros e contos em PDF ou DOC. Acontece que, em primeiro lugar, eu não confio nestes textos e, em segundo lugar, prezo pela boa tipografia. Assim sendo, todos os textos que publico aqui no site passam por minhas mãos. Eventualmente, quando eu encontrar um texto que esteja muito bem editado e digitalizado, como é o caso de vários livros que se acham por aí da O’Reilly, posso disponibilizar. Por outro lado, geralmente esses textos são muito visados e sua publicação poderia me causar problemas.

Algumas palavras sobre as convenções tipográficas: quando o índice apresentar um link para um livro, seu título estará em itálico; quando apresentar referência a um conto ou poema, o título estará cercado por aspas. Quando o título for em língua estrangeira, será invariavelmente em itálico. Também mantenho a tipografia original de cada país. Por exemplo, em Portugal se usam aspas angulares: « », enquanto no Brasil utilizamos as aspas curvas: “ ”. Assim sendo, um poema de Fernando Pessoa pode aparecer com as aspas angulares, dependendo da fonte de onde retirei o texto. Ou, no caso dos travessões, que no Brasil são rodeados por espaço, enquanto que na Inglaterra e Estados Unidos, via de regra, não são.

Os usuários do site são incentivados a enviar os textos de seu punho ou então que encontraram na internet — prezo por textos menores, como contos ou capítulos de livros, por hora — para meu e-mail. Comprometo-me a publicá-lo no site, caso esteja completo e revisado.

Se te interessar o código-fonte de algum documento, mande-me um e-mail especificando qual (ou quais) você quer.

Uma pequena explicação técnica sobre este site: ele segue todos os padrões abertos e homologados pelo Word Wide Web Consortium e foi feito para funcionar com os navegadores Mozilla Firefox, Chromium e Midori, entre outros. Se seu navegador não mostra essa página de forma adequada (é possível que isso aconteça com o Internet Explorer), procure usar um dos navegadores listados acima.